27 de Fevereiro – Dia Nacional
do Livro Didático
“O Livro didático nos conecta com a
realidade e abre as portas da imaginação”.
ABRELIVROS
Hoje
é um dia especial! Quem de nós não se recorda dos queridos livros novos e a
ansiedade de recebê-los no inicio do ano? E o quanto nos acompanhou no decorrer
de nossa trajetória escolar.
Sem
dúvida, é
uma importante ferramenta para o Educador e também
uma fonte de conhecimento para os alunos. Através
dos livros didáticos, os alunos aprendem a ler e a dominar sua língua, aprendem
um universo diferente, descobrem fenômenos da natureza, física, matemática e do
corpo humano, descobrem a literatura e diferentes olhares sobre a realidade
humana e mundos diferentes.
Mas, como tudo começou?
“... o livro didático surgiu já na
Grécia Antiga - Platão aconselhava o uso de livros de leitura que apresentassem
uma seleção do que havia de melhor na cultura grega; a partir daí, o livro
didático persistiu ao longo dos séculos, sempre presente em todas as sociedades
e em todas as situações formais de ensino. Um exemplo: "Os Elementos de
Geometria", de Euclides, escrito em 300 a.C., circulou desde então e por
mais de vinte séculos como manual escolar; outros exemplos são os livros
religiosos, abecedários, gramáticas, livros de leitura que povoaram as escolas
por meio dos séculos. Ao longo da história, o ensino sempre se vinculou
indissociavelmente a um livro "escolar", fosse ele livro
"utilizado" para ensinar e aprender, fosse livro propositadamente "feito"
para ensinar e aprender. Professores e alunos, avaliadores e críticos que,
hoje, manipulam tão tranquilamente os livros didáticos nem sempre se dão conta
de que eles são o resultado de uma longa história, na verdade, da longa
história da escola e do ensino”.
Magda Soares, doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG), estuda há anos a importância do livro didático no dia-a-dia do
magistério. (1)
Através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), criado em 1985, o
Livro Didático já se tornou uma questão de política pública e é distribuído
para os estudantes do ensino básico de toda a rede pública de ensino do país.
Uma conquista reconhecida por outros países e governantes.
A Revista Nova Escola – Editora Abril desenvolveu uma animação, acompanhe a elaboração dos livros didáticos
pelos autores, passando pela editora, pela gráfica, pelo MEC até chegar à
escola e às mãos dos alunos. Mas essa história não termina aí... Confira!
Vamos
valorizar a cada dia esse valioso instrumento!
Renata M. V. Barreto
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